top of page
  • Whatsapp
  • Instagram
Buscar

"Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimimdade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor" Felipenses 3:8

Atualizado: 5 de nov. de 2024

"Experimente a reflexão, primeiro em poesia, e em seguida, leia a prosa com alegria."


A Sublimidade em Cristo


Tudo é perda, tudo é vão,

Diante do Cristo, sublime, tão são.

Na busca dos homens, o ápice não há,

Pois só em Jesus há saber que nunca acabará.


Paulo, doutor, tão nobre, instruído,

Nos pés de Gamaliel, foi bem recebido.

Prestígio, respeito, saber terreno,

Tudo em Cristo tornou-se pequeno.


Doce é o saber que o Espírito traz,

Além das letras, é paz que refaz.

Nos mestres da terra há tanto a buscar,

Mas nada ao ensino divino se pode igualar.


Em oração, de joelhos, em humildade,

Há Deus, em silêncio, com autoridade.

Quem busca no mundo seu alento,

Perde do alto o real entendimento.


O que é o mundo? Seco e fugaz.

Cristo na cruz é o eterno que traz

Propósito e vida, com luz e sentido,

Um plano divino que vence o perdido.


Se ainda não ouviste, o Cristo voltará,

Nas Escrituras, busque e o encontrará

Que tua alma incline-se em fé e amor,

E saberás que Cristo é o teu redentor.


Em cada passo e oração sincera,

Transforma-se o ser, a paz se supera.

Esse é o conhecimento, fiel e profundo,

Que nada se iguala em todo o mundo.


Experimente agora em forma de prosa (devocional).


A sublimidade refere-se ao que é elevado, puro, próximo do divino. Quando pensamos em um conhecimento sublime, falamos do ápice, do que transcende o entendimento humano. O apóstolo Paulo, com todo o saber que possuía, declara neste versículo que tudo o que havia aprendido ao longo da vida — e não era pouco — se tornou insignificante diante do conhecimento de Cristo. Esse conhecimento sublime é tão extraordinário que tudo mais se torna insuficiente.


Paulo foi educado aos pés de Gamaliel, um dos mais respeitados mestres da Lei em seu tempo, sendo um fariseu de alta prestígio na sociedade judaica. Ele possuía uma formação ampla e um respeito notável. No entanto, ele nos diz que esse conhecimento humano, que outrara tinha grande valor para ele, agora é considerado como "lixo" em comparação com a sabedoria que recebeu em Cristo. Ele reconheceu que o que antes tinha valor agora é perda, pois o que ele experimentou com Cristo é um conhecimento celestial , dado pelo próprio Espírito Santo.


Podemos buscar aprendizado nos maiores mestres e nas melhores universidades do mundo, mas nada disso se compara ao conhecimento que recebemos diretamente de Deus, na intimidade com Cristo, quando estudamos Suas Escrituras e permitimos que o Espírito Santo nos ensine. Esse aprendizado geralmente ocorre em momentos de oração, muitas vezes com nossos joelhos dobrados, onde, em humildade, ouvimos a voz de Deus.


É preocupante quando encontramos cristãos que ainda valorizam mais o conhecimento do mundo e as opiniões humanas do que o entendimento divino. Diferentemente de Paulo, esses cristãos não enxergam o conhecimento secular como insuficiente e transitório. Quando entendemos o plano eterno de Deus e o recebemos diretamente do Espírito Santo, nossa visão muda completamente. Reconhecemos que nada se compara à obra redentora de Cristo na cruz e ao que ela pode nos proporcionar em termos de propósito e eternidade.


Se você ainda não experimentou essa transformação e se apoia apenas em conhecimentos naturais, convença-o a fazer uma escolha importante. A partir de hoje, reserve um tempo todos os dias para estar com Jesus. Fale com Ele com sinceridade e incline-se em oração, em um lugar de quietude. Dedique-se também a ler as Escrituras e a peça a Deus que ilumina seu entendimento, para que compreenda a história do povo de Deus e o plano d'Ele para a humanidade. Saiba que, a partir desse momento, você faz parte desse plano eterno.


Posso garantir que, se você tomar essas atitudes com amor e disciplina, estará no caminho para experimentar algo eterno e verdadeiramente sublime em sua vida, um conhecimento que transformará quem você é e lhe dará uma compreensão que nada no mundo pode oferecer.



 
 
 

Comments


bottom of page